segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cinema 3d... mas hein?!

É, eles conseguiram. Reviver o programa de fim de semana que consegue agradar cada parte da sociedade, cada estilo de pessoa. Salinha escura, poltrona confortável(em teoria), telão, som de primeira(em teoria²) e refúgio das mãos bobas de nerds. Me refiro ao cinema. Programa esse que estava ameaçado pela pirataria, que ainda cresce. Mas que não mais impede o sucesso de bilheteria e lucros que atingem facilmente milhões e milhões de dolares. Vide Avatar, que claramente alavancou as vendas em todo mundo, e deu início a moda do cinema 3d. Foi um belo filme, mesmo ainda o considerando blockbuster.

O problema é o 3d. Desde Avatar, todo filme está sendo vendido como em "3ªdimensão". Qualquer efeito de quinta categoria já dobra o preço dos ingressos e, pelo menos teoricamente, a qualidade do filme. Boa qualidade de imagem no cinema, não é a mesma coisa que 3d.

Mais uma vez ganância generalizada se faz presente. Filmes recentes como Alice, No País Das Maravilhas e Fúria de Titans, mostram claramente o que quero dizer. Gastam horrores em marketing, enfatizando a disponibilidade do filme em 3d, onde na verdade há apenas uma melhora na qualidade de imagem. E o pior, quando usada, é para coisas fúteis, como uma folha caindo de uma árvore, que não adicionam nada a trama da história. Nesse segundo filme, grande parte das pessoas que assistiram e pararam 1s pra pensar, deveria fazer a mesma pergunta que me fiz ao término do filme:

"Pera aí, isso aí era 3d ?"

Sim, meus caros, eles estão chamando qualidade 480i de 3d. E assim, completa-se mais uma volta nas engrenagens do capitalismo(nossa!).




Extra ! Extra! 4390583490 pessoas enganaaaadas!


Créditos:

Google
Omelete
Info

Nenhum comentário: