domingo, 23 de outubro de 2011

Diversificar

O ser humano evolui. Aprendemos desde pequenos e na minha época se decorava: "nasce, cresce, reproduz e morre"(oh wait!). Gosto dessas lembranças, do que aprendi. Afinal, senão fosse por isso, para uns, ainda estaríamos nos galhos e, para outros, estaríamos ainda no Éden. Em todo caso, aqui estamos, vivendo e... ao menos em teoria, aprendendo, mudando. Parece que a capacidade de cada um de aprender ou mudar é de uma variedade considerável. Uns aprendem rápido, outros nem tanto. Uns se transformam(epa!), outros são os mesmos até o fim de seus dias.

Ainda no passado, lembro-me de que, bem no começo, eu achava qualquer coisa com mais de 20 anos velha. Não importava o que fosse, não passava pelo meu 'filtro de qualidade', se é que se pode falar assim com os pensamentos daquela idade. Felizmente, para mim, isso mudou, e eu assim pude aprender mais e absorver muito mais informação, sem esse tal 'filtro' para atrapalhar.




Acho que isso se chama abrir a mente. Não negar ou rejeitar algo, apenas porque 'parece' ruim a primeira impressão. Quantas coisas que você julgava ruim, mas passou a apreciar após experimentar ou conhecer melhor ? Aquele cantor que você achava que tinha a voz mais irritante do mundo mas acabou por apreciar depois de um tempo ? Talvez você apenas tenha se acostumado, verdade, pode ser isso, mas não acho que isso aconteça com tudo que você antes não gostava e depois passou a gostar.

Sou adepto da diversidade(ui!). Acredito que quanto mais você conhece ou experimenta, mais você cresce. Doce ou salgado. Frio ou Calor.  Felicidade ou Tristeza. Cada parte da vida, do que se conhece, nos acrescenta algo. Particularmente, nem sempre fui assim. Ainda sou metódico com algumas coisas. Não tenho facilidade para enjoar com o que quer que seja. Levo tempo até não "aguentar mais" algo. E mesmo assim acho interessante buscar coisas novas.

Ouvi num podcast esses dias sobre a experiência de estar num lugar com uma cultura e costumes completamente diferentes. Aconteceu comigo, em menor escala, claro. E fico imaginando o quanto se pode crescer e o quanto nossa mente pode se expandir ao ver um modo de pensar tão distinto do que estamos acostumados. Recomento que aproveite e experimente o que puder.

2 comentários:

JC Festas disse...

O "experimentar" é realmente divino. Em suas proporções é claro.rs
Acho o método bem eficaz, apesar de ter um conhecimento limitado dele.. rsrs.. como diz Poirot: " O método é tudo" rsrs legal seu blog

Felipe F. disse...

Haha...claro! Tudo em suas devídas proporções, limites. Obrigado!
Até